quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Assembleia Municipal de Lisboa 24 de Fevereiro de 2015

Participei pela primeira vez na Assembleia Municipal de Lisboa enquanto Munícipe de Lisboa e Cidadão , sou residente em Lisboa desde 2011 , mas sou e sempre serei um Scalabitano ( Escalabitano ) natural de Santarém um Ribatejano , logo um sangue de luta e dedicação à colectividade onde estou inserido , um Campino destemido , ou um Forcado que olha o desafio olhos nos olhos , não volta as costas ao seu adversário pois é preferível ter o na sua frente o perigo que não saber onde ele está , e como se diz na gíria dos aficionados "uma pega de cernelha não dignifica a lide ".
Fiz a minha inscrição no sítio da Assembleia Municipal de Lisboa , por um acaso quando procurava mais uma vez aceder às Actas que estão indisponíveis à mais de dois Meses .
Como foi uma Reunião Ordinária da Assembleia , tinha abertas inscrições ao Público e resolvi inscrever-me com o propósito de saber como funcionava e como era o procedimento ,como razão da minha intervenção pública escolhi um tema que me é caro o Trânsito Catastrófico da Cidade de Lisboa em particular na zona ribeirinha entre Cais do Sodré e Campo das Cebolas que se encontra fechado ao trânsito na frente do rio aos fins de semana .
A minha inscrição foi confirmada como aceite , ainda que não tivesse por certa a minha participação uma vez que existem regras de funcionamento que limitam a participação como o número de inscritos e o tempo disponibilizado para uso de palavra na Assembleia .
Mas uma vez inscrito tinha a obrigação de estar presente no dia 24 ás 15h na referida morada da Assembleia .
Não fiz nem preparei a minha intervenção porque não havia uma necessidade de elaborar discurso tendo como motivo um problema mais que conhecido de todos os Munícipes e Cidadãos que visitem e circulem na Cidade de Lisboa .
À hora estava na Assembleia tinha uma manifestação de Trabalhadores da Câmara Municipal de Lisboa ,dirigi-me aos Elementos da Assembleia Municipal devidamente identificados apresentei-me e fui conduzido ao lugar destinado aos inscritos para participação na Assembleia e fiz algumas perguntas sobre o modo de funcionamento , que refiro me foi explicado com muita atenção e disponibilidade por parte dos Funcionários da Assembleia , lamentei ter escolhido um dia em que o lugar destinado à Assistência Pública estava repleto de Trabalhadores da Câmara , lamentei de imediato não ter elaborado uma apresentação cuidada da minha primeira intervenção pública na Assembleia de Lisboa .
Era o terceiro de quatro participantes , a que foi concedido 5 minutos de uso de palavra , na minha frente estavam dois representantes dos sindicatos , quando chegou a minha vez fui confiante das minhas razões e com um motivo acrescido pois estava presente o Sr António Costa , de quem no dia anterior eu apresentei uma queixa na Provedoria de Justiça , falei de Trânsito pois essa era a razão da minha presença , no entanto para surpresa do Próprio e de todos não deixei de aproveitar a oportunidade para ali olhos nos olhos lhe dizer que tinha apresentado uma queixa contra o Sr António Costa e de o convidar a ceder o seu lugar a alguém que com Ética , Moral , Dignidade, que represente e defenda os Munícipes os Trabalhadores e os Cidadãos .
Permaneci na Assembleia até à primeira intervenção do Sr Presidente da Câmara de Lisboa , da sua boca não houve uma referência à minha intervenção nem à intervenção dos Sindicatos , nem dirigiu uma palavra aos Trabalhadores .
Referiu o bom desempenho da Gestão da Câmara que passou de 450 milhões de dívidas para 6 milhões e que passou de 320 dias para pagamentos a fornecedores para 7 dias ou seja quem fornecer um bem ou um serviço à Câmara Municipal de Lisboa recebe a sua factura em sete dias ?
Anunciou a fase de concessão do Parque da Frente Ribeirinha do Tejo entre a Marina da Expo e a zona limítrofe do Porto de Lisboa , referiu o bom desempenho no número de Turismo de visitantes em passageiros em Lisboa e a criação de novos acessos ao bairro do Castelo pela Mouraria , Graça e Alfama .
Tudo bem e bom para os Munícipes de Lisboa e para o Turismo e para a Gestão da Câmara , pena que não tenha oposição na Câmara nem na Assembleia e que sufoque os Alfacinhas e Cidadãos residentes em Lisboa com taxas de lixo , esgotos e águas altíssimas , que crie taxas para os Turistas , que dificulte a mobilidade e qualidade de vida dos Cidadãos e Trabalhadores , dos Turistas e de todos quantos escolheram Lisboa para viver e trabalhar .
Pena que favoreça Clubes e Empresas de Espetáculos , e não promova a renovação e requalificação dos espaços verdes e de lazer e cultura , bem pelo contrário promova a sua entrega à Gestão de Privados como acontece com parques e espaços do Parque Florestal de Monsanto , pena que não valorize e promova o bem estar dos Trabalhadores da Câmara Municipal mas promova as Elites Executivas da Autarquia , pena que proporcione aos mais favorecidos passear-se de luxos em Lisboa e dificulte a mobilidade e usufruto da Cidade aos seus Próprios Munícipes .
Ficará sem margem para dúvidas registada a primeira de muitas que se lhe seguirão na defesa da Cidade de Lisboa e dos Alfacinhas , bem como de todos quantos escolhem Lisboa como um destino de preferência Turístico .

José Paz
Texto do Autor
Lisboa 25 / 02 / 2015

Sem comentários:

Enviar um comentário

Bom dia...